Pausa para rir!
Rir à gargalhada precisa-se!!!
Há aquela máxima que rir é o melhor remédio, eu prefiro dizer que rir previne o remédio.
É tão bom rir com vontade, à gargalhada, que nem conseguimos abrir os olhos, a barriga contrai toda como se de uma sessão de abdominais se tratasse, a pele da cara estica e fica luminosa. A gargalhada rejuvenesce e vence qualquer cansaço, independentemente da situação.
O sorriso é aquela curva descendente e ascendente, com a forma vertiginosa e emocionante de um "halfpipe" numa fração de segundo. São diversos os benefícios que o sorriso desencadeia, a conexão de reações neuroquímicas que desperta no sistema límbico, a sensação de prazer, de pertença e liberdade expressiva...
Agarra já a próxima oportunidade para rir à gargalhada.
Rir é libertador e previne a sanidade mental, por aumentar a boa disposição, a criatividade, relativiza e refina a própria realidade e o sentido prático da vida.
Mesmo a quem tem uma imagem a manter. Não existem desculpas para não rir, mesmo que seja de uma situação chata. Há especialistas em “humor negro”.
O humor é uma questão de
sensibilidade, de curiosidade “traquina” do imaginário de cada um.
Experimenta!!!
Pode desencadear-se através daquele sorriso, expressão de olhar bem disposta a uma pessoa que passe, ou uma expressão cómica, ao contar uma anedota apropriada no tempo, ou contar um acontecimento real caricato.
Há gargalhadas sonoras que se ouvem a quilómetros, com uma abertura de boca que parece engolir o Universo. Há gargalhadas de se atirar ao chão a agarrar a barriga para não ter incontinência, há gargalhadas que não se ouvem, tal como um amigo “de infância” quando chora tem que se olhar para ver as lágrimas. E aquelas gargalhadas contagiantes, que fazem com que deixe de importar de onde vem a piada e aqueles ataques de riso inesquecivelmente infindáveis.
Se há algum segredo em rir ou fazer rir talvez seja o observar genuinamente os defeitos e as qualidades do outro tal como a nós mesmos, ou antecipar a situação que vai acontecer.
E toda a gente tem jeito, o que
importa é a disposição com quem a partilhamos.
Lembra-te, além dos vários benefícios para ti, o riso melhora o coração, porque rir é sentir a vida. Com ele poderás aquecer corações pela amabilidade e simpatia de um gesto tão nobre, que pode mudar o dia ou a vida de alguém.
Celino Barata
Belo texto! Sou pelo sorriso, pelo riso e pela gargalhada - tal como tu, estou certa que é e traz saúde!!
ResponderEliminar