Seguir

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pausa para Dormir || Dorme bem




Pausa para dormir ||

Dormes bem?

A maioria das respostas é sim!!! Acho que sim!! Há noites que durmo 5 ou 6 horas, outras 7 ou 8 horas.

O conhecimento ancestral já dizia que o dormir bem é meio sustento.

Uma boa qualidade de sono é o que permite garantir a sobrevivência da espécie e a homeostasia do organismo em perfeito equilíbrio saudável. 

O dormir bem está muito mais para além da quantidade de horas que dormimos, mas sim a qualidade das mesmas. O estilo de vida que temos influência o ciclo circadiano do sono.

São milhares as pessoas que não conseguem atingir uma boa qualidade de sono. Inconscientemente, fazem o oposto para que isto aconteça.

A maioria das perturbações do sono é evitável ou tratável, mas menos de um terço procura ajuda profissional. As estatísticas apontam para cerca de 45% da população mundial têm perturbações de sono, para não falar da medicação ou automedicação na hora de deitar e ansiolíticos, mesmo os mais fraquinhos, ditos, naturais, e mesmo químicos da classe das benzodiazepinas. Colegas minhas tomavam antes de apresentações de trabalhos, "é só para acalmar" depois passavam a tarde a dormir, em seguida uma súbita espertina noturna. Há autores que referem a problemática como epidémica, pondo em risco a saúde e a sua qualidade de vida.

A falta de um sono de qualidade reduz a concentração, diminui a produtividade académica e profissional e é uma das principais causas de acidentes rodoviários. Pode levar também ao desenvolvimento de problemas de saúde, como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes, e doenças do foro mental.

Dormir para quê!? O cérebro precisa tanto de dormir como a web precisa de rede e os adolescentes de wi-fi. Dormir exercita a parte do cérebro que não utilizamos, ou seja o lado mais criativo, o cérebro precisa de tempo para se reorganizar a cada dia com as suas novas aprendizagens. É ao dormir que o cérebro processa a informação organiza e armazena na memória, o sono codifica as memórias para as utilizar futuramente.

Falamos da higiene pessoal, da dentária, mas esquecemo-nos da higiene de sono. Criar a atmosfera perfeita para dormir, tal como damos um toque diferente ao guardanapo, vela na mesa para um jantar romântico ao som daquela música, preparar o ambiente para dormir deve ser encarado com a mesma seriedade e descontracção.

Como promover uma higiene adequada do sono, conjunto de bons hábitos que qualquer pessoa deve adotar para melhorar a qualidade do seu sono:

▪ Deitar e levantar sempre à mesma hora todas as noites.

▪ Apanhar a luz natural do sol da manhã ajuda a regular o neurotransmissor “melatonina” que é produzida pela glândula pineal* que converte a seretonina assim que anoitece em meletonina, responsáveis por relaxar o organismo. Este processo é essencial na hora de dormir.

▪ Deixar o tabaco, evitar o álcool e bebidas com cafeína (café, chá preto, entre outros) a partir do meio da tarde.

▪ Praticar exercício físico regular, preferindo os períodos da manhã ou almoço, evitando a sua prática pelo menos 4 horas antes da hora de dormir, caminhar até ao emprego é uma ótima opção. O exercício promove um ciclo de sono mais profundo.

▪ Criar no quarto boas condições para o repouso: temperatura adequada, pouca luz e sem ruído, almofada a gosto, usar a cor preferida.

▪ Evitar ler "sendo esta opcional", ver televisão, uso de “gadget” ou alimentar-se na cama.

▪ Fazer refeições ligeiras à noite e não se alimentar próximo da hora de dormir.

▪ Evitar sestas em caso de dificuldade em adormecer.

▪ Não levar as preocupações diárias para a casa, tentar libertar-se, promova diálogos interessantes em família.

▪ Na hora de deitar na cama e encostar a cabeça à almofada, importa concentrarmos-nos num pensamento positivo e harmonioso. "Abraçar e promover o contacto amoroso com o parceiro de qualidade produz alem de outros neurotransmissores a oxitocina responsável pela tranquilidade, boa disposição empática e aproximação"

▪ Fundamental respirar diafragmaticamente e incluir os exercícios de relaxamento descritos anteriormente na Pausa para Respirar. 

*Saber mais sobre a glândula pineal, não porque te vão ligar do programa “Quem quer ser milionário”, mas esta produz a melatonina sempre que recebe luz solar, este neurotransmissor, regula o desejo, a menstruação, o envelhecimento, porque ajuda a diminuir o stress oxidativo, aumenta a função imunitária e principalmente regula o sono. Ah,  é a melatonina que ajuda os ursos a hibernar.        


Dorme bem!

Celino Barata
Ciclo Circadiano

4 comentários:

  1. bom texto... educativo e com umas boas metáforas! Impecável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A pausa agradece o interesse! Tentarei elevar o humor a quem segue a Pausa!

      Eliminar
  2. Com a diculdade que tenho em dormir tudo isto vai ser útil, vou tentar aplicar. Muito bom , continua Celino 👌👌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Espero que esta Pausa e a da respiração possa ajudar a dormir profundamente! Vai dando Feedback dos resultados! Beijinhos ;)

      Eliminar